Perus (SP) realiza I seminário para reivindicar abertura de fábrica de cimento abandonada

O evento acontece na sexta (29/11) na USP e sábado (30/11) no CEU Perus. O segundo dia traz representante da Secretaria Municipal de Cultura, pesquisa realizada pelos estudantes de História da USP sobre a fábrica e apresentações artísticas de moradores locais.

Nos dias 29 e 30/11 (sexta-feira e sábado), o Movimento pela Reapropriação da Fábrica de Cimento de Perus realiza o 1º Seminário “Trabalho, Cidade e Patrimônio: a Fábrica de Cimento de Perus”, que na sexta acontece na USP e no sábado no CEU Perus. (veja a programação abaixo).

O objetivo do seminário é estimular o debate pela defesa da desapropriação, conservação e uso público e social da Fábrica de Cimento Portland Perus. O Movimento reivindica a instalação de um centro de lazer e cultura, uma universidade livre e colaborativa e de núcleos  de pesquisa e outras instituições públicas voltadas à construção do conhecimento. (Assine aqui a petição).

“Para nós, além de um projeto técnico, trata-se da oportunidade de promover uma ação de valorização do Patrimônio, associada à formação. Mais que nunca, estamos convencidos da necessidade do Município de São Paulo reconhecer efetivamente a Fábrica de Cimento Portland de Perus como patrimônio cultural paulistano”, aponta o professor da FAU-USP, Euler Sandeville.

Em Perus

A abertura do segundo dia de evento (30/11) será às 10h, com um café comunitário nos quiosques do CEU Perus (ao lado da biblioteca), com o objetivo relembrar os encontros familiares que se davam no refeitório da Fábrica de Cimento. Todos os tipos de contribuições são aceitas: bolachas, bolos, café, suco, entre outros.

Às 11h, é a vez do Grupo de Teatro Salada de Frutas apresentar a peça “Fábrica de Sonhos”, que conta a trajetória da indústria de maneira muito divertida, misturando música e dança ao espetáculo. A peça será realizada na sala multiuso, localizada em frente à biblioteca do CEU.

Logo em seguida, das 12h30 às 14h, um sarau com poesia, música e performances artísticas mostra a percepção de antigos e atuais moradores sobre a fábrica e o dia a dia do bairro. estarão na biblioteca do CEU o grupo de samba a Comunidade do Samba Partideiros de Perus, com letra retratando a realidade do bairro; o professor e escritor Marins Godoy, com sua poesia sobre a fábrica; Thiago Rodrigues, com rap sobre o cotidiano nos trens e demais moradores.

Café Filosófico discute patrimônio cultural com Secretaria Municipal de Cultura

Às 15h, tem início o Café Filosófico, que traz para a mesa de debate representante da Secretaria Municipal de Cultural para discutir a questão do patrimônio e uso da fábrica abandonada. Na ocasião, será lançado blog que sistematiza os materiais já publicados sobre a história da companhia cimenteira (acesse o blog aqui). A programação contará ainda com apresentação de pesquisa realizada pelos estudantes de História da Universidade de São Paulo (USP), com 20 banners expostos sobre o tema, no intuito de iniciar processo de aproximação entre a universidade e os bairros da cidade de SP.

Fechamento com samba

Às 19h, Lu Carvalho – cantora e sobrinha da madrinha do samba Beth Carvalho – fecha o evento com diversos sambas de bamba!

Programação do sábado (30/11), das 10h às 20h, em Perus

10h – abertura com café comunitário para relembrar encontros familiares na Fábrica de Cimento
11h – apresentação da peça “Fábrica de Sonhos” – Grupo Salada de Frutas
12h30 às 14h – sarau temático, com apresentações da Comunidade do Samba Partideiros de Perus e leitura poética do escritor e professor da rede pública do bairro, Marins Godoy, entre outros;
15h às 17h – Café Filosófico -discussão som Secretaria Municipal de Cultura,  lançamento de blog sobre a fábrica e exposição de pesquisa dos estudantes de História da USP;
19h – fechamento com a cantora de samba Lu Carvalho.

Programação de sexta-feira (29/11), das 9h às 19h, na USP

9h – Abertura – Euler Sandeville Jr. (FAU/USP); Leila Regina Diegoli (UniSantos) e Sebastião Silva de Souza (Presidente da Associação dos Aposentados de Perus)
10h – Conferência de Abertura: Paulo César Gárcez Marins(Museu Paulista USP)
10h40min: Mesa de Discussão
12h – Almoço
13h30 – Mesa 01: Memória, Sociedade e Patrimônio
Convidados: Antônia Terra (História/FFLCH USP), Marly Rodrigues (CONDEPHAAT) e Simone Scifone (Geografia/FFLCH USP)
16h – Mesa 02: Memória Viva
Convidados: Sidnei Fernandes Cruz (Presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria do Cimento, Cal e Gesso de São Paulo), Sebastião Silva de Souza (Presidente da Associação dos Aposentados de Perus) e Regina Kelly Rodrigues (Administradora do Parque Anhanguera)
18h – Encerramento

Serviço
I Seminário “Trabalho, Cidade e Patrimônio: a Fábrica de Cimento de Perus”
Data: sexta-feira (29) – Auditório de Geografia da FFLCH, Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, Butantã, São Paulo, na Data: sábado, 30/11, no CEU Perus
Horário: das 10h às 19h
Local: CEU Perus – R. Bernardo José de Lorena, 79, São Paulo – SP, 03654-060
Telefone: (11) 3915-8730
Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/1432756713603677/

Siga o Movimento pela reapropriação da Fábrica pelo Facebook e saiba como está o andamento desse processo (clique aqui).

Organização: o Seminário foi organizado pelo Projeto Universidade Livre e Colaborativa, PET História, Núcleo de Estudos da Paisagem do LABCIDADE, Projeto Coruja, Casa Yayá, em colaboração com o Movimento pela Reapropriação da Fábrica de Cimento de Perus.

Imprensa
Jéssica Moreira – jessicamoreira.mural@gmail.com
Fone: (11) 9-6573-3582

Anúncios

Publicado em novembro 27, 2013, em Uncategorized e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: