Sessão de cinema em Perus traz filmes sobre a periferia nesta quinta, 27/8

Como parte da programação do Ato Artístico Coletivo Cimento Perus de 2015, o Grupo Pandora de Teatro realiza nesta quinta-feira (27/8) o “CinePandora: Produção Audiovisual e Políticas Públicas”, que acontece na sede do grupo, às 18h.

Confirme aqui sua presença no evento do Facebook.

Para reforçar o trabalho que vem sendo realizado na periferia de São Paulo, o Pandora traz nesta sessão de cinema três diferentes produções audiovisuais: a animação “O Fim é o Começo”, de Thiago Vaz;  o longa-metragem “Um Salve Doutor”, de Andrio Candido e o documentário “Periferia é o Centro – 10 anos do VAI”, de Peu Pereira.

Além da exibição dos filmes, o evento contará, ainda, com a participação do cineasta Rodrigo Campos, que discute como as políticas públicas interferem na produção audiovisual na e para a periferia. Rodrigo Campos é graduado em Cinema e Vídeo e mestrando em Audiovisual pela ECa/USP. Desenvolve trabalhos em cinema, vídeo, teatro, música e artes plásticas. Realiza oficinas de vídeo desde 2008 em centros culturais de São Paulo e periferia. Realizou os curta-metragens “A Foto”, “Os Bestsellers”, “Queixa das Memórias”, “Água Pinga” e “Torturando Emo”. Trabalhou em longas e curtas: “Estamira”,“Gaijin 2”, “500 Almas”, “Veja e Ouça”, “Estória Alegre”, “Jardim Europa SP” entre outros.

Confira abaixo as sinopses:

periferiaeocentro

Documentário A Periferia é o Centro – 10 anos do programa VAI (2014, 30 min), de Peu Pereira. 

Sinopse: A Periferia é o Centro apresenta, a partir da vivência do programa VAI (Lei de incentivo à Cultura na periferia), uma reflexão sobre a produção cultural realizada por grupos e coletivos jovens de várias regiões da cidade de São Paulo. Os grupos debatem sobre periferia geográfica ou social e como isso se relaciona com suas motivações, compromissos e estéticas. Refletem ainda sobre a produção e acesso à cultura como direito, sobre as relações com o Poder Público e o cenário das políticas públicas de cultura nos últimos dez anos. Peu Pereira é artista multimídia, se dedica principalmente as artes plásticas e ao documentário. Estudou ciências sociais na PUC-SP e participa do movimento de literatura da periferia. Em 2013 dirigiu o documentário, A Periferia é o Centro – 10 anos do programa VAI, em parceria com a secretaria de cultura. Realizou e dirigiu o documentário Panorama – Arte na Periferia, que retrata e discute a produção cultural da periferia sul de São Paulo e que se tornou um filme chave pra entender os movimentos culturais periféricos hoje. Atualmente dirige o programa para web Hip Hop Cozinha, premiado pelo Rumos Itaú Cultural 2015, prepara o lançamento do documentário, Um Poema Para Mercedes, sobre saraus e organiza seu próximo documentário Inéditos e Dispersos sobre a cena cultural e artística da cidade nos últimos 20 anos.

Graffiti-com-Pipoca

Animação – “O fim é o começo” (2015, 24 min), de Thiago Vaz

Sinopse: filme curta metragem de animação em que na trama, personagem de Graffiti vive em meio à luta por espaço entre diferentes tipos de arte urbana até se ver em um museu. O curta será seguido do documentário “GcomP”.
 Thiago Vaz é artista visual, residente da Residência Artística Amarelinho da Luz, situada no bairro da Luz, centro de São Paulo. O local também é sede do Coletivo Graffiti com Pipoca e da ELAU SP (Escola Livre de Artes Urbanas de São Paulo). O Coletivo atua no segmento multimidia, interagindo e convergendo com diversas linguagens das artes visuais para experimentações audiovisuais (graffiti, fotografia, animação, cinema e vídeo) e também a música.

Longa-metragem – Um Salve Doutor (2014, 90 min), de Andrio Candido

salvedoutor

Sinopse do filme:  As vidas de Kopolla, Aline, Auri e Luanda se entrelaçam na trajetória de KPG, que volta ao bairro após três anos de internação na Fundação Casa.  2014, 90 min. Andrio Candido é ator, professor de história, escritor e poeta, articulador cultural da periferia de São Paulo, Fundador do Coletivo Cultural Marginaliaria e produtor executivo, roteirista e ator do longa-metragem colaborativo Um Salve Doutor.

CinePandora: Produção Audiovisual e Políticas Públicas
Data: 27 de agosto
Horário: das 18h às 21h30
Local: Sede do Grupo Pandora de Teatro, Rua Padre Manuel Campello, 180. Perus
Evento no facebook: https://www.facebook.com/events/1656010037977486///
Entrada gratuita!
20 lugares. 

Anúncios

Publicado em agosto 27, 2015, em Uncategorized e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: