Fábrica de Cimento de Perus é tema de debate sobre patrimônio de SP no próximo sábado, 24

Organizado pelo DPH, da Secretaria Municipal de Cultura, prefeitura de SP, o evento gratuito acontece no Centro Cultural São Paulo, das 10h às 18h, com mesa de debate e oficinas de cartografia.

Confirme sua presença no evento no Facebook.

No próximo sábado, 24/10, o Departamento do Patrimônio Histórico da Prefeitura de São Paulo (DPH) e o Movimento pela Reapropriação da Fábrica de Cimento de Perus (região noroeste) realizam o “Patrimônio em Debate: da fábrica à construção do território da cultura e paisagem Jaraguá – Perus”, no Centro Cultural São Paulo, a partir das 10h. A entrada é gratuita, com capacidade para 80 pessoas.

A abertura do evento contará com fala do secretário de cultura da cidade, Nabil Bolduk, seguida de mesa de debate que contará com a participação da representante do Movimento pela Reapropriação da Fábrica de Cimento de Perus, Regina Bortoto e David Martim, da Aldeia Karaí Popygua (Jaraguá). “A relevância de fazer parte do Patrimônio em Debate demonstra a importância da ex – Fábrica de Cimento e seu complexo arquitetônico, paisagístico, ambiental e cultural inserido no conjunto imenso e intenso desta metrópole”, aponta Regina.

Farão parte ainda da mesa o professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (FAU-USP), Euler Sandeville; a professora da Faculdade de Letras, Filosofia e Ciências Humanas da USP (FFLCH-USP), Simone Scifoni, com mediação de Nadia Somekh, diretora do DPH e presidenta do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp). Na parte da tarde, acontecem oficinas sobre cartografia afetiva e temática dos territórios em discussão.

Tombada como patrimônio histórico da cidade de São Paulo desde 1992, a Fábrica de Cimento de Perus – primeira do setor no Brasil – continua esquecida pelo poder público, enquanto o prédio se deteriora a cada dia. Mas, os movimentos sociais da região não se cansam e, há mais de trinta anos, lutam pela construção de um centro de cultura e memória do trabalhador no local abandonado.

Em 2014, após intensa reinvindicação do Movimento pela Reapropriação da Fábrica de Cimento de Perus em parceria com a Universidade Livre e Colaborativa, a antiga indústria e seus arredores foram inseridos como Território da Cultura e da Paisagem no Plano Diretor Estratégico (PDE- Lei 16.050/2014) da capital paulista, sendo intitulado como Território Jaraguá – Perus, que, além do bairro peruense inclui a Terra Indígena do Jaraguá.

Desde então, o Movimento da Fábrica de Perus, em parceria com outros coletivos e grupos sociais e artísticos da região Perus – Jaraguá vem realizando reuniões mensais para a construção do território cultural que abrange os dois bairros.

Sobre o Movimento pela Reapropriação da Fábrica de Cimento de Perus

Para a história não ser esquecida, há mais de 30 anos os moradores, ex-operários, viúvas e filhos de Queixadas lutam para transformar o espaço em um Centro de Lazer, Cultura e Memória do Trabalhador. Em 2013, essa causa ganhou novo sentido, com o Movimento pela Reapropriação da Fábrica de Cimento de Perus, que reúne os já ativos militantes e os novos simpatizantes da causa, incorporando nas reivindicações a construção de uma Universidade  Livre e Colaborativa e centros de pesquisa para agregar o conhecimento comunitário. https://movimentofabricaperus.wordpress.com/

Serviço
Evento: Patrimônio em Debate – da fábrica à construção do território da cultura e paisagem Perus-Jaraguá
Data: 24 de outubro (sábado)
Horário: das 10h às 18h
Local: Centro Cultural São Paulo (CCSP- Espaço Missão), Rua Vergueiro, 1000, Metrô Vergueiro. 
Imprensa: falar com Jéssica Moreira, jessicamoreira.mural@gmail.com (11 94067-6963).

Anúncios

Publicado em outubro 20, 2015, em Uncategorized e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: