TESES E DISSERTAÇÕES

Aqui, você encontra desde dissertações de graduação e mestra a teses de doutorado. Os assuntos dessa seção versam sobre a história da fábrica, análise sociológica do período, tipo de luta utilizada pelos trabalhadores da fábrica e também possíveis soluções arquitetônicas para o atual estado no qual se encontra o prédio da indústria. Boa leitura! (Alguns trabalhos ainda não estão disponíveis para download).

Créditos: Acervo Nelson Camargo

Créditos: Acervo Nelson Camargo

Diego Vernille Silva. Construir no construído: projeto de uma universidade na antiga fábrica de cimento de Perus. Dissertação de Graduação. São Paulo: USP, 2011 (acesse aqui).

Élcio Siqueira. Melhores que o patrão : a luta pela cogestão operaria na Companhia Brasileira de Cimento Portland Perus (1958-1963). Dissertação (Doutorado na Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas). Campinas, SP : [s. n.],  2009.  (acesse aqui).

SIQUEIRA, Élcio. Cia. Brasileira de Cimento Portland Perus: Contribuição para uma história da Indústria pioneira do ramo no Brasil (1926-1987). Dissertação de Mestrado, Araraquara: Unesp, 2001. (acesse aqui).

Adilson José GONÇALVES. “Perus”: a Violência dos Pacíficos – uma nova arma para uma velha luta. Dissertação de Mestrado em História. São Paulo: PUC, 1989. (não disponível para download, apenas cadastro em biblioteca).

Marcelo Antonio Chavez. Da periferia ao centro da(o) capital : perfil dos trabalhadores do primeiro complexo cimenteiro do Brasil, São Paulo, 1925 – 1945. Dissertação (Mestrado em História) Campinas, SP : [s.n.], 2005. (acesse aqui).

Pedro Augusto Bertolini Bezerra. Formas de resistência na periferia de São Paulo: o bairro de Perus e a força da memória nos movimentos. São Paulo, 2011. Monografia (Graduação em Geografia), Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 2011 (acesse aqui).

Marcio Antonio Melhado Bezerra. A cimento Perus e a industrialização paulista e brasileira. Trabalho de Graduação Individual. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. São Paulo, 1998 (não disponível para download).

Marcelo Pinho e Lourenço G. D. Faria. Economia de baixo carbono: avaliação de impactos de restrições e perspetivas tecnológicas – Indústria do Cimento. Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 2012. (acesse aqui).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: